domingo, 8 de dezembro de 2013

Cuidado com o "Poder"!! Quer ser Líder! Seja de Respeito e Humilde.

Uma relação entre a autoridade e o poder

Uma das coisas que mais nos incomoda e na verdade nos aterroriza é a relação que temos com o poder e a autoridade de uma pessoa, ou seja, quando nos é delegado algum destes dois, ou simplesmente estando subordinado a eles.
Tenho por mim, (minha opinião), longe de ser o dono da verdade, que uma definição de um modo geral, uma autoridade significa criar e produzir algo nos outros e ao redor de onde vivemos. Autoridade que nasce do respeito, sinceridade, honestidade e do compromisso de ser sempre fiel a verdade e as atitudes responsáveis, fazendo que com estas atitudes se crie uma liberdade de expressão entre a autoridade e seu subalterno.
Em compensação o que podemos ver em relação ao poder, é que na falta de todos os atributos relacionados acima, ele aparece através da pressão, do medo e da imposição da vontade de quem o exerce, fazendo que, com esta atitude haja uma redução da liberdade de expressão entre as pessoas.


Quem tem o poder, e quem por ele se deixa dominar, perde o respeito, o valor pelas coisas que não lhe são importantes, menospreza as pessoas sob suas ordens. Sua vontade se torna soberana, pouco importando o que os outros achem. Ele se torna o dono da verdade, somente ele é capaz, sem ele nada funciona.
Na verdade, o dito poder, corrompe mina, joga por terra muitas qualidades que a pessoa tem e que perde com este poder lhe dado. Afloram-se os mais escondidos sentimentos e atitudes nesta pessoa. Partindo dai as mais impensadas atitudes com seus subordinados. Para esta pessoa, tudo é normal quando ela quer e tem um objetivo, não importando com nenhum argumento proposto por outras pessoas, mesmo que elas estejam completamente certas.
Vemos que em muitos casos, o detentor de um cargo que tenha certo poder, costuma confundir este poder com autoridade, fazendo o uso de que, se tem autoridade, esta mesma autoridade lhe dá o poder de fazer e acontecer.

Tenho por mim que, quando se aplica a autoridade que tem em determinados cargos, ela se baseia no exercício de aplicar o respeito, a confiança, e a competência em favor de todos, não depreciando e nem maltratando uma pessoa que esta abaixo de você em um ambiente de trabalho. Tornando com isso, o ambiente mais ameno e melhor para trabalhar com atenção e produzir mais. Respeitando e tratando a todos com atenção e lisura.
Podemos ver também que, muitas vezes a pessoa que exerce poder tem medo de se ver questionada, confrontada, ver suas atitudes serem colocadas em discussão, imaginando que se for colocado em dúvida seu poder de decisão se tornará frágil diante daqueles que são submetidos.
Partindo deste princípio, ela tem tanto medo de perder o seu posto ou cargo, que se aferra com unhas e dentes a este cargo usando de todas as ferramentas para mantê-lo, mediante qualquer tipo de atitude.


O que exerce poder muitas vezes tem medo daqueles a quem submete. A atitude firme, decidida, ciente de seus direitos e competente em suas funções lhe trazem incômodo, que simplesmente ele não consegue enfrentar numa conversa franca, na realidade o olhar desta pessoa o enfraquece. Por isso, não pode olhar para ele verdadeiramente. E ai pode constatar que, a partir desta situação, este chefe, mesmo com seu poder tem medo da própria fragilidade e na sua cabeça a única coisa a se fazer é eliminar o outro de seu caminho.
Já que não consegue valer todo seu poder (ou o que ele pensa que tem), trata de armar situações e artimanhas para se livrar desta pessoa que tanto o incomoda.
Diante de sua insegurança, o que tem este poder passa a querer eliminar toda possibilidade de questionamento por parte daqueles que estão sob sua responsabilidade. Eliminando qualquer possibilidade de ser contestado.
Tratando os outros como se fossem simples animais no cabresto, entendendo que esta pessoa simplesmente tem que obedecer e não questionar.


Esta é uma realidade que é indigna e indignante, exercido assim, o poder deixa a pessoa que o exerce cada vez mais só: o que submete o outro está só. O poder não respeita nem se respeita, pois não reconhece nem se reconhece a si mesmo.
Podemos dai ver que o respeito pelo outro e por sua liberdade é a marca da autoridade. Mesmo esclarecendo que não se trata de um respeito passivo, que se afasta para não intervir, mas um respeito que se compromete, ativamente, com a liberdade do outro, um respeito que não tira a liberdade do outro. Nisso é que deve consistir à força de sua autoridade. Comprometer-se com a liberdade do outro e de si mesmo.

Pergunto a você!
É possível uma autoridade em um cargo que tenha poder, se comprometer a desenvolver uma autoridade verdadeira, com atitudes de respeito aos outros e não impor seu poder por pressão?



Nosso Maior exemplo de Autoridade: O SENHOR JESUS: HUMILDADE! Compreensão, ajudador, ensina, e digno de Respeito. Este LÍDER que devemos seguir! O SENHOR JESUS